quinta-feira, 5 de abril de 2012

Prof. Dr. Flavio Loureiro Chaves


Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo. Foi Professor Titular de Literatura Brasileira e Pró-Reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, instituição na qual dirigiu o Programa de Pós-Graduação em Letras e implantou o Instituto de Estudos Avançados da América Latina. Foi professor convidado da Université de Rennes na França, da Escola Superior de Jornalismo em Portugal e da Universidade de Brasilia. Apresentou conferências em seminários internacionais na Universidade de Bruxelas (Bélgica), na Biblioteca Brasileira de Nova York (USA) e na sede da UNESCO em Paris. A International Federation for Modern Languages and Literatures indicou-o como delegado à 12ª Assembléia Internacional do Conselho de Ciências Humanas da UNESCO. Convidado do governo dos Estados Unidos, esteve em missão oficial nas universidades de Berkeley, Stanford, Texas e no Smithsonian Institute de Washington. Na Universidade de Caxias do Sul implantou o Programa de Pós-Graduação em Letras, que coordenou até 2009. Em 2010 fundou a “Cátedra Augusto Roa Bastos de Literatura” na UNILA  -  Universidade da Integração da América Latina. Na sua atividade científica foi pesquisador do CNPq, integrou o grupo fundador da ANPOLL (Associação Nacional de Pós-Graduação em Letras e Linguística) e a primeira diretoria da ABRALIC (Associação Brasileira de Literatura Comparada).
 Presidiu o Clube de Cinema de Porto Alegre e foi titular do Conselho de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul. Atualmente é sócio do Instituto Histórico e Geográfico do RGS,  ocupa a cadeira 7 da Academia Riograndense de Letras e foi eleito membro do Pen Club do Brasil. Recebeu o “Prêmio Erico Verissimo” da  Câmara de Vereadores de Porto Alegre, o Prêmio de Ensaios “Estado do Rio Grande do Sul”, o “Prêmio Joaquim  Felizardo” da Prefeitura de Porto Alegre,   o Prêmio “Trezentas Onças” do Instituto Simões Lopes Neto de Pelotas, a “Distinção Acadêmica” outorgada pela Universidade de São Paulo e a “Medalha do Mérito Machado de Assis” da União Brasileira de Escritores.
Flavio Loureiro Chaves dedicou-se ao ensaio literário, investigando a relação transdisciplinar entre História e Literatura. Possui mais de uma centena de artigos em periódicos nacionais e internacionais. Amigo próximo de Erico Verissimo,  organizou em 1976 o volume póstumo das memórias do escritor  -  Solo de Clarineta e em 2002 apresentou uma leitura abrangente sobre o autor de O Tempo e o Vento no ensaio Erico Verissimo: o escritor e seu tempo. Dentre onze livros publicados cabe destacar: Ficção Latino-Americana, O Mundo Social do Quincas Borba, O Brinquedo Absurdo, O Ensaio no Rio Grande do Sul, Matéria e Invenção, História e Literatura,  Simões Lopes Neto e Ponta de Estoque. Carlos Drummond de Andrade deixou registrada a seguinte apreciação do trabalho intelectual de Flavio Loureiro Chaves: “Sua análise crítica atingiu o melhor nível de equilíbrio, lucidez e percuciência”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário