terça-feira, 13 de março de 2012

Conferências do ano do Centenário


A conferência inaugural do  Seminário comemorativo ao Centenário de publicação da obra Contos Gauchescos de João Simões Lopes Neto, será feita pela ex-presidente do IJSLN, Paula Schild Mascarenhas. Paula é professora adjunta da Universidade Federal de Pelotas de língua e literatura francesa, tem mestrado em Letras e atualmente cursa doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na área de literatura francesa. Sócia fundadora do Instituto João Simões Lopes Neto, recebeu a Medalha Trezentas Onças em 2009.
Em sua palestra, Paula abordará o conto O Boi Velho, numa perspectiva comparatista. A hipótese de partida é de que Simões conhecia a obra de Guy de Maupassant e de que teria sido influenciado pelo contista francês.O objetivo da palestra, porém, não é provar tal fato, mas fazer uma leitura do conto de Simões Lopes Neto, comparando-o com a estrutura formal e semântica de alguns contos de Maupassant.

O Seminário Contos Gauchescos  100 anos da escrita, 100 anos de leituras é um dos eventos promovidos pelo Instituto, pela UFPel e pelo IFSUL neste ano de comemorações. Serão convidados especialistas e leitores de Simões para falarem sobre suas leituras. A cada mês ocorrerão duas palestras e cada conferencista abordará um dos 19 contos de Simões. A ideia do Instituto é mostrar a atualidade e as várias possibilidades hermenêuticas propiciadas pelos contos, em momentos informais e de debate na Casa que pertenceu ao escritor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário